quinta-feira, maio 27, 2004

a primeira entrevista online

A Daniela Bertocchi, do intermezzo encontrou este blog e fez-me esta entrevista.
De repente fiquei aflito por causa desta passagem do texto da Daniela: «Então temos aí pouco mais de um mês para acompanhar este "reality show" jornalístico.»

resposta a questões

resposta a algumas perguntas feitas no post anterior:
Mas afinal que sistema é que estão a usar ?
Está a ser desenvolvido em ASP com uma base de dados de suporte.
Que opções tomaram ? Desenvolvimento interno ou alguma solução livre ?
Desenvolvimento interno. Feito à medida - com os riscos, vícios e virtudes de um projecto assim.

o seu, a seu dono...

A BookMARC | Serviços de Informação Bibliográfica, através do atlopes, tem prestado uma preciosa colaboração, nomeadamente na implementação do RSS bem como do registo de utilizadores para envio de newsletters (ainda em fase de desenvolvimento).

back office

uma imagem do backoffice (a "toca" como eu e a Faísco lhe chamamos). É um detalhe da folha de adição de notícias. A toca tem dois níveis de acesso: um para o editor que pode "desenhar" a primeira página; aceder, editar e apagar todas as notícias, imagens, comentários, etc.. no segundo nível o acesso é mais limitado: os privilégios estão limitados às notícias produzidas por cada utilizador e aos elementos que estão relacionados: imagens, comentários...

e de repente...

Primeiro foi o Jornalismo e Comunicação, depois foi o JornalismoPortoNet Weblog, a fazer disparar o contador das visitas aqui do cenaberta. De repente já tenho a Daniela Bertocchi do Intermezzo a querer falar comigo.
Obrigado a todos pelo interesse. Espero não desiludir. E uma pequena correcção: eu não pretendo ensinar como é que se faz um jornal online. Pretendo, isso sim, partir da minha tese de mestrado (a ser discutida num futuro que espero próximo no IEJ) e aplicar o que identifiquei como características de um jornal online a um projecto da Cena Lusófona.

quarta-feira, maio 26, 2004

Ainda os comentários

os comentários estão implementados. Apesar de não correr o risco (acho eu) de um superavit de gente ávida para comentar notícias - o cenaberta não é propriamente o Record - interrogo-me quanto ao número de comentários disponíveis por página. Para já não tem limites. Depois logo se vê...

terça-feira, maio 25, 2004

Comentários

O cenaberta vai contar com um sistema de comentários. É um sistema semi-aberto, isto é, todos podem comentar as notícias mas o cenaberta reserva o direito de os publicar ou não de acordo com o conteúdo e a relevância para a notícia em causa.
Os comentários podem ainda ser anónimos ou assinados, cabendo a que os faz a decisão.
O sistema já está implementado.

sexta-feira, maio 21, 2004

Testar RSS

Quem quiser testar o jornal na versão RSS já o pode fazer. Por enquanto as ligações estão indisponíveis. O texto que aparece é o Lead das notícias.

Detalhe

RSS

o jornal já tem disponibilizado um sistema de newsfeed.

enquadramento

A insituição onde trabalho tem um jornal em papel trimestral.
O desafio lançado, num momento de contenção de despesas, foi o de criar um jornal online que pudesse ser actualizado, numa fase inicial, pela "redacção" - eu e uma colega de trabalho. De futuro abrir a publicação a outros utilizadores do espaço lusófono que adicionem, em ambiente controlado, notícias dos seus países.
Este é o desafio. E neste blog vou tentar contar as dificuldades e formas de as ultrapassar.

O desafio

Criar um jornal online.